Couro - cuidados & conservação 

COURO

O couro tem sido usado pelo ser humano desde o início dos tempos, bem antes do tecido. A utilização do couro gerou uma necessidade de adaptá-lo, transformando-o de um material perecível para um material estável e durável. Possivelmente esse foi um dos primeiros processos de transformação de um material feito pela humanidade.

Mas, além do uso original, que obviamente tinha propósitos práticos, foi atribuída uma sensação de prestígio e classe ao couro, juntamente com as características estéticas inerentes a esse material, um sentimento que sobrevive até hoje.

Atualmente, no entanto, existe uma grande controvérsia envolvendo a indústria e a fabricação de couro em relação aos animais que são utilizados, bem como aos processos de curtimento envolvidos.

Por respeito à preservação da natureza, OAZÔ trabalha apenas com couros de animais usados como fonte de alimento (quando o couro é um subproduto) e exclui outros animais fora desta categoria e aqueles criados em cativeiro por seus couros.

Todas essas características de desempenho e de significados, no entanto, acabam sendo irrelevadas quando se depara com o desperdício existente no setor de moda. Como um ato de respeito e parcimônia, OAZÔ investe sua criatividade e energia na tarefa de dar uma segunda chance a essa matéria prima tão nobre.

CONSERVAÇÃO

Em relação aos produtos de couro, deve-se entender que todo couro é único e, com o tempo, pode-se notar vincos ou irregularidades, isso faz parte do processo natural de envelhecimento.

 

Aqui estão 4 simples passos para a conservação de suas peças de couro:

 

1. SE O COURO FICOU MOLHADO, SEQUE-O

Seque com cuidado (não esfregue!) o excesso de umidade o mais rápido possível e deixe o resto secar ao ar. Não use uma fonte de calor para acelerar a secagem. Ao secar uma bolsa, encha o interior com jornal para ajudar a manter sua forma e para absorver a umidade do interior.

2. SE O COURO FICOU RESSECADO, UMEDEÇA-O

Massageie um condicionador de couro de alta qualidade e use um pano limpo para limpar suavemente o excesso.

 

3. SE O COURO FICOU SUJO, LIMPE-O

Comece sempre manuseando o couro com as mãos limpas - o óleo e os resíduos serão transferidos facilmente para o couro. Em dias alternados, passe um pano macio e seco, ou levemente úmido, sobre a bolsa de couro. Uma ou duas vezes por ano, remova o acúmulo de sujeira limpando sua bolsa com um limpador feito especificamente para couro. Aplique em movimentos circulares e limpe com um pano levemente úmido para evitar obstruir os poros do couro.

 

4. SE A SUA BOLSA NÃO ESTÁ SENDO USADA, GUARDE-A

O armazenamento adequado é importante para o cuidado do couro. Armazene o couro em um lugar longe do calor, umidade, luz solar e poeira - de preferência em um saco de tecido (não plástico!) e/ou caixa. Areje as bolsas de couro, jaquetas e malas aproximadamente uma vez por mês para impedir o crescimento de fungos.

Quando você cuida do couro adequadamente, ele se torna mais bonito, resistente e interessante ao longo do tempo.

© 2020 Oazo Artisan