top of page
  • tatiana messer rybalowski

Por que usar couro originado de Upcycling


O couro é um material duradouro, muito duradouro. Se bem cuidado, pode durar centenas de anos. No entanto, a despeito de suas qualidades de desempenho, durabilidade e beleza, a produção do couro é alvo de alguns questionamentos. Primeiramente, devido ao seu modo de produção tradicional: a indústria de couro é muito poluente e o processamento do couro é responsável por impactos desfavoráveis ao meio ambiente. O outro questionamento é relativo à sua forma de obtenção, originada do abate de animais dos quais é retirada a pele que será beneficiada e produzirá o couro. No entanto, deve-se entender que aproximadamente 85% do valor de uma vaca, porco ou cabra vem de sua carne. O animal não é abatido para a obtenção do couro, e sim, da carne; o couro é um subproduto. Portanto, reduzir nosso consumo de carne ainda é a melhor maneira de poupar a vida animal.


E com o ritmo atual da sociedade de consumo, há um crescente volume de excedentes de produção e consumo, originados tanto do descarte do consumidor como das próprias formas de gestão de produção. Na produção de bens de couro, pela irregularidade das peles, por diferentes níveis de exigências quanto à qualidade, há perdas que, por vezes, chegam a 50%. Esse enorme desperdício, além de trazer prejuízos financeiros, não tem sentido, considerando todas as qualidades desse recurso tão precioso.


Não há dúvida de que usar alternativas veganas ao couro pode ser menos poluente do que criar com couro novo, a não ser que sejam usadas as alternativas mais comuns, que ainda são produzidas a partir de plásticos, material sintético derivado do petróleo! No entanto, o que os consumidores e designers não estão considerando é que criar com couro não utilizado recuperado, de upcyling, é 100% menos poluente do que com matérias primas novas. A bem da verdade, consumir mais matérias primas novas - veganas ou não - é uma forma de agravar o problema.


O Upcycling é a reutilização (de objetos ou materiais descartados) de forma a criar produtos de qualidade ou valor superior ao original. Ao fazer uso de materiais a partir do upcycling, reduzimos o gasto de energia e recursos para produzir novos materiais e causamos um menor impacto sobre a atmosfera e oceanos. Se há tanto desperdício na produção do couro, porque não dar uma nova vida a esse couro recuperado, já que esta pode ser uma forma de atender à demanda por produtos de couro de forma ética?


O Upcycling possibilita resgatar esse couro de um fim irracional. Faz esse material de baixo impacto retornar ao ciclo produtivo, reduzindo a necessidade de produção de novas matérias primas, colaborando para reduzir as mudanças climáticas, e resgatando seu valor que outros fabricantes, engessados por suas escalas ou mesmo por práticas ineficientes, não têm a competência para usar.


O Upcycling não reduz apenas o nosso próprio impacto, mas também o impacto ecológico da produção tradicional de couro.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page