Slow fashion

 

OAZÔ é uma marca de acessórios Slow fashion que carrega em si valores que não se conformam às tendências e à velocidade atual da Moda.

 

Respeitando um ritmo mais natural de produção, procura-se desenvolver os produtos através de um estado mais elevado de percepção do processo de Design.

 

Desta forma, é possível uma maior e melhor interação entre o designer e o produto, bem como uma relação mais próxima com o consumidor.

Além disso, existe a convicção de que a estética da Moda e do viver é uma forma de comunicação e uma necessidade tão fundamental como o amor, ar puro, comida e bebida.

Upcycling

 

OAZÔ é uma marca que une conceitos que convergem para uma consciência maior em relação ao meio ambiente e para novas formas de interagir com ele.

 

O Upcycling, um reuso criativo, é um processo que transforma o descarte em algo novo, com maior valor e melhor qualidade, gerando, também, um valor ambiental ao não criar mais demanda de novas matérias primas para a sua produção.

 

A revalorização dos materiais vem através de um novo olhar que entende que nenhum material é sem valor. A habilidade de perceber suas qualidades e potenciais traz a possibilidade de ressignificar todo e qualquer material.

 

Upcycling é uma abordagem subjacente: o prazer está em recriar, reinventar e reencantar.

Feito à mão, exclusivo & único

 

Fazer à mão nos aproxima das coisas e nos permite entender melhor o que tocamos e o que fazemos.

 

A forma de produção artesanal viabiliza o Upcycling, já que a lógica industrial da produção em escala é quebrada. Cada peça é pensada individualmente e as restrições e possibilidades de cada material são consideradas. Cada acessório é um projeto único e exclusivo, one-of-a-kind.

 

Todos os processos, incluindo detalhes como corte, costura e decoração, são cuidadosamente trabalhados individualmente à mão por sua designer e criadora, trazendo a sua assinatura em cada peça.

 

OAZÔ oferece um design elaborado e consciente, que embute em cada peça o cuidado com os detalhes e a qualidade, criando produtos artesanais duráveis e exclusivos.

Novo luxo

 

O novo luxo vem para dar conta de reais necessidades de um consumidor que não se adapta ao atual sistema da Moda.  Este consumidor busca se esquivar dos obsoletos modelos de consumo: quer revigorá-los, quer novos significados.

A eliminação do supérfluo e da ostentação, a despretensão pelo status de valores antigos e uma revisão dos signos de prestígio descrevem a mudança aspiracional em direção a um novo luxo que não se limita ao design ou à função, mas incorpora a totalidade da cultura-objeto. Expressa-se com simplicidade e elegância, despojamento e sofisticação.

Objetos de estética sofisticada que se constroem a partir do privilégio de recursos não materiais (tempo, engenhosidade, paixão, ética); da ênfase no verdadeiro artesanato; da real exclusividade; da priorização da sutileza em detrimento da ostentação.

O novo objeto de luxo, construído para durar, mas também para refletir o consumidor, é algo para fixar sua identidade e estilo de vida. Um consumidor consciente com princípios, valores e crenças sólidos, que incluem uma ênfase na sustentabilidade e em métodos de fabricação de baixo impacto.

Objetos para um ser melhor – essencialmente um futuro melhor – são o novo luxo.

Consumo consciente

 

A marca abraça a ideia do consumo consciente e acredita no lema “buy less, buy better”. 

OAZÔ quer estar com você por muito tempo. Trazer valores não somente estéticos ou funcionais, mas também afetivos, já que não quer ser apenas uma breve e agradável experiência, mas algo que você deseja levar na sua jornada através da vida. Algo que você queira deixar como herança para alguém amado.

A qualidade das matérias primas, o cuidado com os detalhes, a seleção dos aviamentos e o design atemporal creditam a durabilidade física e estética do produto que, além disso, tem garantia de reparo para problemas que não tenham sido ocasionados por mau uso. Criam-se significados indeléveis de um luxo atemporal que você desejará passar para as gerações futuras.

Orientada por propósito

 

OAZÔ acredita no poder transformador da Moda. É um fenômeno sociológico que tem grande influência no comportamento da sociedade.

 

Com esta potência, OAZÔ acredita que mesmo um pequeno beija flor - un petit oiseau - comprometido em fazer a sua parte para um mundo melhor, pode fazer a diferença.

 

OAZÔ acredita na importância de agentes transformadores que consolidam novos valores a partir de novas práticas de produção e consumo de uma Moda Consciente e Sustentável.

A criadora & designer

 

Tatiana Messer Rybalowski, filha de europeus que vieram para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, artistas que se encantaram com a promessa de um “País do Futuro”, segundo o livro de Stefan Zweig. Desde cedo a arte esteve presente, através da música, do balé e do canto. O Theatro Municipal, onde seu pai trabalhava como maestro, servia de grande inspiração para as fantasias criadas em sua mente. Juntamente com o estudo do piano, o desenho e a pintura também a encantavam, e boa parte da passagem da infância para a adolescência decorreu em longas aulas de desenho e pintura no Parque Lage, Rio de Janeiro.

 

A facilidade em lidar com espaços e a perspectiva de usar a criatividade para fazer as pessoas se sentirem melhor levou-a a cursar Arquitetura. A Moda veio através do desenho quando, numa busca por uma nova linguagem, interessou-se pelo Desenho de Moda que a levou a estudar Moda num momento que se inaugurava o ensino no país e na América Latina.

 

Trabalhou como estilista e, por um período, foi para New York estudar no FIT (Fashion Institute of Technology). De volta ao Brasil, trabalhou com pintura em tecidos e consultoria de moda em diversas marcas. Paralelamente ingressou na carreira acadêmica, função que, rapidamente, passou a ocupar a maior parte de seu tempo. O interesse pelo desenho e pelo ensino levaram-na a cursar Psicopedagogia e, mais tarde, complementou seu olhar sobre a Moda com um Mestrado em Design na PUC Rio, onde lecionou por dez anos, tendo como foco o Design Sustentável.

Significado do nome da marca

 

Bird, pájaro, Vogel, птица, 鳥, oiseau, finalmente, ele, pássaro, em várias línguas.

 

Oiseau, a palavra francesa para pássaro, é uma palavra de grafia complicada; mas gosto do som.

 

OAZÔ é a representação sonora, o fonema: [WAZO].

 

Assim, aproprio-me do simpático fonema que traduz seu irrequieto espírito, e faço deste som a grafia da marca que homenageia estes seres que todo dia tanto me encantam.

© 2020 Oazo Artisan